quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Malangatana faleceu esta madrugada


É com enorme pesar que comunicamos o falecimento do nosso querido amigo e artista Malangatana, uma verdadeira perda para o Mundo!

A
toda a família enlutada endereçamos as nossas condolências.


Malangatana ladeado pelos embaixadores de Moçambique em Portugal, Miguel e Glória Mkaima, com uma das suas emblemáticas obras como painel de fundo.


O pintor moçambicano, de 74 anos, estava internado há vários dias no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos. O artista, que pintava pessoas e a vivência moçambicana, morreu esta madrugada, vítima de doença prolongada, refere a direcção do hospital. Malangatana foi nomeado em 1997 Artista Pela Paz da UNESCO e recebeu a Medalha da Ordem do Infante D. Henrique. A morte de Malangantana é lamentada pela comunidade de Países de Língua Portuguesa.
Malangatana era um pintor de cores fortes que projectou para o mundo o nome de Moçambique.

Além de pintor, Malangatana era um contador de histórias, dinamizador cultural, poeta e ator, que começou a dedicar-se às artes quando o arquiteto português Pancho Guedes lhe cedeu uma garagem para atelier.

Pancho Guedes tem patente uma mostra de obras africanas no Mercado Santa Clara, em Lisboa, onde constam obras do início do percurso de Malangatana. Também na Casa da Cerca, em Almada, está disponível até domingo uma exposição de desenhos e esculturas do moçambicano.

Representado em várias coleções, Malangatana expôs em conjunto ou em nome individual em Moçambique, África do Sul, Brasil, Dinamarca, Estados Unidos, Grã-Bretanha e Portugal.

A morte do moçambicano representa "uma perda muito grande para o mundo lusófono", comentou o secretário de Estado da Cultura. Elísio Summavielle considera que Malangatana era "uma figura universal na área das artes, com uma obra muito vasta" e um "grande homem e um resistente anti-colonial". - RTP

Sem comentários: