terça-feira, 15 de junho de 2010

Poema da Glória

“AJUDA-ME A SORRIR, MÃE!”

Olhem para mim!
Olhem… olhem todos para mim!
Olhem para os meus lábios!
Lábios grossos de ternura
Para vos oferecer:
APENAS UM SORRISO!

O sorriso que transporto no meu corpo!
Na minha alma vinda do matagal d` África!
África minha, que te viu chegar!
Tu, meu amigo, meu irmão!
Tu, meu irmão branco!
Com teus olhos azuis do mar,
O mar que te levou para África
Daquele navio de Vasco da Gama!

Ah! Eram descobrimentos na altura…!
Tu descobriste-me…
Tu descobriste-me, sim! Naquele matagal,
Com o meu cântaro de água na cabeça!
Com a minha virgindade!

Sorriste? Choraste? Gritaste?
Ó, meu branco de olhos azuis?
Não! Sorriste com hostilidade!
Com ternura, com curiosidade!

Não?! Violentaste-me!
Oh! Roubaste a minha virgindade!
Ah! Mas eu queria! Queria sim, sentir o cheiro do branco!
Ah, sentir a ternura!
Sentir o amor…
Ai, o amor!

E lá fiquei no meu matagal e na minha sanzala! Grávida!
Estava esperando um filho!
Mas não chorei! Não gritei, nem de raiva e nem de arrependimento!

Naquela tarde linda, numa frondosa mangueira
Nascia a minha linda estrela! A minha glória!

Ela não era preta… não… não era branca!
O quê? O que é que era então?!
Era linda… bronzeada… era o meu café, o meu chocolate!
Oh! Era sim, a minha linda mulata!
Transportava nas suas veias o sangue de dois continentes!
Sim, transportava... mas era o sangue vermelho!
No colo da mãe negra!
De pés descalços, ela ia sorrindo!
Naquele calor tropical… ela ia sorrindo! Sorrindo!
Sorrindo com a sua gloria no colo!

SORRISO dura apenas um instante,
Mas seus efeitos perduram uma eternidade,
Ninguém é tão pobre, que não o possa dar a todos.
E ninguém é tão rico, que dele não precise,
É a forma mais bela de comunicar universalmente!
De expressar a alegria, felicidade, gratidão, compaixão, generosidade…
É sim, a forma de amar e ser amada!
É o símbolo da amizade, da boa vontade.
É o raio do sol, para escaldar o corpo,
Consola a tristeza, os desanimados e desesperados!
Não se compra e nem se empresta,
Não há dinheiro no Mundo, que o compre!
E muito menos, pode pagar o seu valor.
Poema de
Glória Mkaima

2 comentários:

Whispers disse...

Andando a navegar por este mar imaginario.
Encontrei o porto seguro deste lindo blog.
Amei as fotos, o poema que tem uma beleza sem fim.
Nao ia sair sem dizer,Parabens e obrigado por este momento entre continentes mas sangue sempre da mesma cor.
Mil beijos do outro lado do mundo
Rachel

gloria mkaima disse...

Rachel um grande abraço e um sorriso de MOÇAMBIQUE!!!