segunda-feira, 22 de novembro de 2010

terça-feira, 16 de novembro de 2010

José Cid encheu o Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz para apoiar as crianças de Moçambique


O Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz esteve cheio na noite de domingo para apoiar as crianças de Moçambique durante o concerto de José Cid.


A campanha “Ajuda-me a Sorrir, Mãe”, criada pela Embaixatriz de Moçambique em Portugal, Glória Mkaima, e que teve o apoio do Município de Reguengos de Monsaraz desde o seu início, tem obtido uma adesão extraordinária e têm sido angariadas importantes verbas e bens para enviar para as crianças desfavorecidas deste país de língua oficial portuguesa. José Cid solidarizou-se com esta causa e proporcionou um excelente espectáculo que contou na assistência com Glória Mkaima.

No âmbito desta acção, está a decorrer em Reguengos de Monsaraz até ao final do mês uma campanha de recolha de material e equipamento escolar para enviar para Moçambique, de forma a estar disponível às crianças no início do ano escolar, em Janeiro. Os pontos de recolha são no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, escolas básicas do 1º Ciclo do concelho, SchoolHouse e nas instalações do Pólo de Apoio à Família, Creche, Jardim-de-infância e Actividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

A acção de solidariedade “Ajuda-me a Sorrir, Mãe” está a ter também o apoio de várias autarquias de todo o país, após o pedido de colaboração de José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e já angariaram material e mobiliário escolar, roupas e calçado, brinquedos e outros tipos de material. Até ao momento, aderiram as autarquias de Lisboa, Braga, Alfândega da Fé, Viana do Alentejo, Beja, Évora, Cabeceiras de Basto, Carregal do Sal, Castelo de Vide, Odemira, Montijo, Monção, Maia, Figueiró dos Vinhos, Entroncamento, Tavira, Ovar, Portalegre, Vila Velha de Ródão, Vila Real de Santo António, Ribeira Brava, Sabugal, Tabuaço, Setúbal, Santa Marta de Penaguião, Santarém e Santiago do Cacém.

José Calixto considera que “o concerto de José Cid foi um dos melhores espectáculos de sempre no Auditório Municipal, que comoveu a senhora Embaixatriz Glória Mkaima e que permitiu a esta acção de solidariedade angariar uma verba muito importante para que as crianças de Moçambique possam ter um futuro melhor, especialmente na área escolar”. O autarca afirma que “esta campanha tem demonstrado a união dos portugueses e a vontade de ajudar quem realmente necessita, pelo que quero enaltecer os imensos contributos que temos recebido não só das autarquias que se envolveram, mas também de muitos cidadãos anónimos que estão a apoiar das mais diversas formas esta acção de solidariedade”.

fonte: Jornal Diário do Sul
fotos: Ricardo Caeiro

Grande Reportagem TVI - Geração de viragem


Moçambique continua na lista dos mais pobres do mundo. Mas o país, com os seus 20 milhões de habitantes, consegue transformar-se a cada dia.

Os repórteres da TVI estiveram recentemente na ex-colónia portuguesa e encontraram uma capital gigantesca. Para não falar do interior agreste e convidativo. Constataram também que o povo continua a sua luta pela sobrevivência sem deixar de fazer o seu próprio caminho.

O certo é que, em Moçambique, depressa se compreende que a escola é o caminho. Na verdade, a população estudantil é já de 6 milhões de pessoas, fazendo com que se desdobrem entre salas de aula que chegam a funcionar debaixo de cajueiros.

Além disso, é preciso lembrar que, em 1975, quando se deu a independência, existia no país uma única universidade. 35 Anos depois, nasceram mais 37 instituições de ensino superior numa dinâmica surpreendente. É uma viagem por esse longínquo mundo que é a escola moçambicana.

«Geração de Viragem» é uma grande reportagem da jornalista Conceição Queiroz, com imagem de Ricardo Ferreira e montagem de Miguel Freitas.






sexta-feira, 12 de novembro de 2010

José Cid ajuda as crianças de Moçambique num concerto de solidariedade em Reguengos de Monsaraz


José Cid vai actuar num concerto de solidariedade para ajudar as crianças de Moçambique, no domingo, dia 14 de Novembro, pelas 21h, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Integrado na campanha “Ajuda-me a Sorrir, Mãe”, este espectáculo organizado pelo Município de Reguengos de Monsaraz visa angariar fundos e parcerias estratégicas que permitam colmatar dificuldades e apoiar as crianças desfavorecidas deste país de língua oficial portuguesa. O bilhete para o espectáculo tem um custo mínimo de cinco euros e a receita reverterá para a campanha “Ajuda-me a Sorrir, Mãe”.

Actualmente, está a decorrer em Reguengos de Monsaraz até ao dia 30 de Novembro uma campanha de recolha de material e equipamento escolar. Os pontos de recolha são no Gabinete de Acção Social da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, escolas básicas do 1º Ciclo do concelho, SchoolHouse e nas instalações do Pólo de Apoio à Família, Creche, Jardim-de-infância e Actividades de Tempos Livres da Santa Casa da Misericórdia de Reguengos de Monsaraz.

A acção de solidariedade “Ajuda-me a Sorrir, Mãe” foi criada pela Embaixatriz de Moçambique em Portugal, Glória Mkaima e teve o apoio da autarquia desde o seu início, em Maio, em Reguengos de Monsaraz. Nessa altura, durante um jantar de solidariedade que juntou mais de 150 pessoas, José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirmou que ia pedir o apoio de todos os municípios portugueses para participarem na campanha.

Até ao momento, aderiram as autarquias de Lisboa, Braga, Alfândega da Fé, Viana do Alentejo, Beja, Évora, Cabeceiras de Basto, Carregal do Sal, Castelo de Vide, Odemira, Montijo, Monção, Maia, Figueiró dos Vinhos, Entroncamento, Tavira, Ovar, Portalegre, Vila Velha de Ródão, Vila Real de Santo António, Ribeira Brava, Sabugal, Tabuaço, Setúbal, Santa Marta de Penaguião, Santarém e Santiago do Cacém. O material e mobiliário escolar, roupas e calçado, brinquedos e outros tipos de material já enviado pelas autarquias seguirão no próximo mês para a Embaixada de Moçambique para que chegue a este país no início do ano escolar, em Janeiro.

José Calixto considera “esta campanha muito importante pois vai apoiar crianças que não têm quase nada e por isso tudo o que lhes pudermos dar vai contribuir significativamente para a sua educação e para que tenham um futuro melhor”. O autarca sublinha “o contributo e o apoio que municípios de todo o país têm dado a esta acção de solidariedade. Quero por isso agradecer o empenho dos autarcas e de todas as pessoas que têm colaborado pois está a ser uma excelente resposta e uma ajuda preciosa para as crianças de Moçambique”.


fonte: CM Reguengos de Monsaraz