terça-feira, 16 de novembro de 2010

Grande Reportagem TVI - Geração de viragem


Moçambique continua na lista dos mais pobres do mundo. Mas o país, com os seus 20 milhões de habitantes, consegue transformar-se a cada dia.

Os repórteres da TVI estiveram recentemente na ex-colónia portuguesa e encontraram uma capital gigantesca. Para não falar do interior agreste e convidativo. Constataram também que o povo continua a sua luta pela sobrevivência sem deixar de fazer o seu próprio caminho.

O certo é que, em Moçambique, depressa se compreende que a escola é o caminho. Na verdade, a população estudantil é já de 6 milhões de pessoas, fazendo com que se desdobrem entre salas de aula que chegam a funcionar debaixo de cajueiros.

Além disso, é preciso lembrar que, em 1975, quando se deu a independência, existia no país uma única universidade. 35 Anos depois, nasceram mais 37 instituições de ensino superior numa dinâmica surpreendente. É uma viagem por esse longínquo mundo que é a escola moçambicana.

«Geração de Viragem» é uma grande reportagem da jornalista Conceição Queiroz, com imagem de Ricardo Ferreira e montagem de Miguel Freitas.






Sem comentários: